quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O Dia C da Ciência é voltado às Tecnologias Sociais na Unicruz com a Semana promovida pela Inatecsocial


A Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ celebra o dia C da Ciência com um dia inteiro de programação voltado à discussão da redução de desigualdades a partir de empreendimentos de economia solidária. A Universidade obteve aprovação para realização desse evento junto ao CNPQ em virtude da aprovação de Projeto elaborado e submetido pela docente e Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira da Silva.
O dia 17 iniciou com o Encontro Regional de Catadores na Unicruz Centro, organizado pelas Assistentes Sociais Lídia Picasso e Tamara Rocha, pela colaboradora Tamara Perine e pela coordenadora Enedina Teixeira, momento que reuniu mais de 60 profissionais da Cruz Alta e região. Após a abertura do evento, realizada pela Coordenadora Isadora Virgolin, os palestrantes M.Sc. Maria Suziane Gutbier, Educadora Social e Publicitária, e Gerson Peixoto Azambujo, Educador Social e Economista, ambos representantes do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária, conduziram a atividade apresentando um case sobre o projeto Catavida, desenvolvido em Novo Hamburgo – RS. Além desta socialização, os catadores Tiago Dias Nascimento e Juçara Martins mediaram uma análise de conjuntura com grupos de catadores acerca do cenário atual de trabalho nas associações e perspectivas para o futuro.
Após um almoço de confraternização, as ações do Dia C continuaram com o Encontro Regional de Empreendimentos Sociais no Restaurante Buon Mangiare. A abertura oficial dos trabalhos foi realizada pela Coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin. O Pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão Dr. Diego Golle proferiu algumas palavras acerca do Dia C da Ciência e da importância de priorizar as tecnologias sociais nas discussões desse grande evento de socialização do conhecimento, salientando que a Unicruz foi a única instituição a voltar os olhares para a economia solidária nessa data. Em seguida, a Secretária de Desenvolvimento Social de Cruz Alta, Natália Steinbrener, representando o poder público municipal, salientou a importância da economia solidária para a redução de desigualdades.
Dando prosseguimento às atividades, os palestrantes Maria Suziane Gutbier e Gerson Peixoto Azambujo conduziram o GT de Formação do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária. Após a construção coletiva de percepções e conceitos acerca da economia solidária, os palestrantes organizaram uma mística para materializar os conceitos construídos.
Para finalizar o encontro, foi realizado um café com produtos dos feirantes da economia solidária, organizado pela Assistente Social Lídia Picasso e pelos colaboradores Cristian Vargas Linke e Iago de Souza Campos.
Além desses eventos, duas escolas receberam a visita de técnicos, bolsistas e catadores para promover a oficina Recicle Hábitos. No turno da manhã, a Assistente Social Tamara Rocha, o bolsista Wendel Moura e a catadora Simone Dias visitaram a escola Cooperação para exibição de vídeo sobre a vida dos catadores, apresentação dos projetos da Inatecsocial e oficina de reciclagem. No turno da noite, a mesma atividade foi realizada pela catadora Marlete Soares e pela Assessora de Comunicação Mariana Wayhs na Escola Venâncio Aires.
Agradecemos aos colegas e pessoas envolvidas na operacionalização desse evento: pelo apoio do NIC, em especial ao colega Raphael Graminha do Eventos e Luciane Dal Soto do Jornalismo pelo suporte e cobertura jornalística, aos profissionais da Administração do Campus Régis Coradini e Luiz pelo auxilio na exposição dos trabalhos; à Rosane Pascualeto pelo auxílio em todos os processos; aos proprietários e equipe do Restaurante Buon Mangiare; à Professora Ieda Lincke pelo empréstimo da sala do Proenem.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário