quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Inaugurada Exposição Fotográfica “Perspectivas” com integrantes do Projeto Profissão Catador


A sala do NUCART, localizada no subsolo da biblioteca da Unicruz, inaugurou dia 29/10 a exposição fotográfica “Perspectivas: o cotidiano pela visão de catadores de materiais recicláveis”.
As imagens apresentadas foram produzidas pelos catadores Simone Dias, Franciele Lorenzzon, Dilson Malheiros, Thiago Nascimento, Jackson Locatelli e Jederson da Costa. A exposição faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica do Curso de Jornalismo Fernanda Bertollo Costa, sob a orientação do professor Diego Eduardo Dill.
O trabalho visa oportunizar ao grupo de catadores o exercício da comunicação, que é reconhecido como um direito fundamental do cidadão. Utilizando-se de ferramentas de comunicação para a expressão individual, o grupo de catadores realizou o desafio de produzir fotografias que representassem o seu cotidiano.









quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Laboratório Sorge Lebens em plena atividade no Espaço Inatecsocial


A atividade de restauração de brinquedos, coordenada pela docente Vanessa Neubauer, está na terceira semana. Os alunos do laboratório Sorge Lebens estão se reunindo todas as quintas com a missão de arrumar as peças para ação futura de escambo e doação a entidades carentes.




Fesol na XXIII edição do SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Unicruz


Ontem (24) a Inatecsocial realizou mais uma edição da Fesol no Seminário Interinstitucional, dessa vez em frente ao prédio central. Muitos sabores caseiros, artesanatos, mudinhas de plantas medicinais e produtos sustentáveis foram comercializados. Em novembro tem mais! Esperamos por você!




terça-feira, 23 de outubro de 2018

Coordenadora da Inatecsocial Unicruz abre o Inovamundi da Feevale


O Inovamundi da Feevale, um programa que busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário, teve como Painelista de abertura a docente e coordenadora da Inatecsocial Unicruz Enedina Teixeira da Silva e os catadores Tiago Nascimento e Marlete Soares. O painel "Quando o lixo se torna profissão?! aconteceu ontem em Novo Hamburgo. Na ocasião, foram socializados o histórico da Inatecsocial e do Profissão Catador, os desafios e as conquistas dos projetos e empreendimentos voltados à economia solidária e o vídeo com depoimentos de alunos, docentes e técnicos que modificaram a sua trajetória acadêmica e profissional após o contato com projetos sociais da Incubadora. Agrademos à organização do evento pelo convite e reconhecimento!



sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Projeto Profissão Catador na Romaria


Pelo terceiro ano seguido os profissionais do Projeto Profissão Catador fizeram a coleta dos materiais recicláveis durante a 67ª Romaria e no Monumento de Fatima em Cruz Alta. O evento, que tem por costume mobilizar fiéis de vários municípios da região, proporcionou a participação do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, a partir de contrato de prestação de serviços.
Agradecemos à comissão organizadora pela oportunidade!
Fernanda Costa - Bolsista

As Escolas Belarmino Cortes e Hildebrando Westphalen receberam a oficina Recicle Hábitos na Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ

Ontem à noite a oficina Recicle Hábitos foi realizada nas Escolas Belarmino Cortes e Hildebrando Westphalen pela Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a catadora Marlete Soares. Os alunos participaram de uma oficina de separação de recicláveis e foram muito bem, além de uma ampla discussão sobre economia solidária e geração de trabalho e renda. 





Agrademos pelo carinho e receptividade!

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A atuação dos bolsistas da Inatecsocial na organização e promoção da Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais Inatecsocial Unicruz – CNPQ


Uma grande frente de trabalho foi formada pelos bolsistas da Inatecsocial para a realização da Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais Inatecsocial Unicruz CNPQ. Os alunos da Unicruz foram envolvidos em todos os processos: planejamento, contatos com as escolas, envio e confirmação dos convites, mobilização dos catadores e empreendimentos sociais, cobertura jornalística e divulgação, suporte técnico, realização de palestras e oficinas, dentre outras inúmeras atividades. Os bolsistas Wendel Moura da Ciência da Computação, Fernanda Costa do Jornalismo, Simone Santos da Agronomia, Verônica Dias das Ciências Contábeis e Naiara Senna da Farmácia auxiliaram a equipe técnica e coordenação em todos os processos, protagonizando várias ações.




Escola Maria Bandarra recebe a oficina Recicle Hábitos na Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ


Hoje pela manhã a oficina Recicle Hábitos foi realizada na Escola Maria Bandarra pela Assistente Social Tamara Rocha, o bolsista Wendel Moura e a catadora Simone Dias. Na ocisão, os alunos debateram sobre a geração de trabalho e renda a partir da reciclagem e participarem da oficina de separação de materiais recicláveis.
No turno da noite, a Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a catadora Marlete Soares promoverão a oficina nas Escolas Belarmino Côrtes e Hildebrando Westphalen.



O Dia C da Ciência é voltado às Tecnologias Sociais na Unicruz com a Semana promovida pela Inatecsocial


A Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ celebra o dia C da Ciência com um dia inteiro de programação voltado à discussão da redução de desigualdades a partir de empreendimentos de economia solidária. A Universidade obteve aprovação para realização desse evento junto ao CNPQ em virtude da aprovação de Projeto elaborado e submetido pela docente e Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira da Silva.
O dia 17 iniciou com o Encontro Regional de Catadores na Unicruz Centro, organizado pelas Assistentes Sociais Lídia Picasso e Tamara Rocha, pela colaboradora Tamara Perine e pela coordenadora Enedina Teixeira, momento que reuniu mais de 60 profissionais da Cruz Alta e região. Após a abertura do evento, realizada pela Coordenadora Isadora Virgolin, os palestrantes M.Sc. Maria Suziane Gutbier, Educadora Social e Publicitária, e Gerson Peixoto Azambujo, Educador Social e Economista, ambos representantes do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária, conduziram a atividade apresentando um case sobre o projeto Catavida, desenvolvido em Novo Hamburgo – RS. Além desta socialização, os catadores Tiago Dias Nascimento e Juçara Martins mediaram uma análise de conjuntura com grupos de catadores acerca do cenário atual de trabalho nas associações e perspectivas para o futuro.
Após um almoço de confraternização, as ações do Dia C continuaram com o Encontro Regional de Empreendimentos Sociais no Restaurante Buon Mangiare. A abertura oficial dos trabalhos foi realizada pela Coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin. O Pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão Dr. Diego Golle proferiu algumas palavras acerca do Dia C da Ciência e da importância de priorizar as tecnologias sociais nas discussões desse grande evento de socialização do conhecimento, salientando que a Unicruz foi a única instituição a voltar os olhares para a economia solidária nessa data. Em seguida, a Secretária de Desenvolvimento Social de Cruz Alta, Natália Steinbrener, representando o poder público municipal, salientou a importância da economia solidária para a redução de desigualdades.
Dando prosseguimento às atividades, os palestrantes Maria Suziane Gutbier e Gerson Peixoto Azambujo conduziram o GT de Formação do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária. Após a construção coletiva de percepções e conceitos acerca da economia solidária, os palestrantes organizaram uma mística para materializar os conceitos construídos.
Para finalizar o encontro, foi realizado um café com produtos dos feirantes da economia solidária, organizado pela Assistente Social Lídia Picasso e pelos colaboradores Cristian Vargas Linke e Iago de Souza Campos.
Além desses eventos, duas escolas receberam a visita de técnicos, bolsistas e catadores para promover a oficina Recicle Hábitos. No turno da manhã, a Assistente Social Tamara Rocha, o bolsista Wendel Moura e a catadora Simone Dias visitaram a escola Cooperação para exibição de vídeo sobre a vida dos catadores, apresentação dos projetos da Inatecsocial e oficina de reciclagem. No turno da noite, a mesma atividade foi realizada pela catadora Marlete Soares e pela Assessora de Comunicação Mariana Wayhs na Escola Venâncio Aires.
Agradecemos aos colegas e pessoas envolvidas na operacionalização desse evento: pelo apoio do NIC, em especial ao colega Raphael Graminha do Eventos e Luciane Dal Soto do Jornalismo pelo suporte e cobertura jornalística, aos profissionais da Administração do Campus Régis Coradini e Luiz pelo auxilio na exposição dos trabalhos; à Rosane Pascualeto pelo auxílio em todos os processos; aos proprietários e equipe do Restaurante Buon Mangiare; à Professora Ieda Lincke pelo empréstimo da sala do Proenem.

















Divulgação científica em Exposição de Trabalhos na programação da Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ


Os visitantes do Centro de Convivência podem conferir, nesta semana, a Exposição de banners e pôsteres com a divulgação científica dos projetos, ações e empreendimentos que já foram ou estão vinculados à Inatecsocial, atividade organizada pela colaboradora Tamara Perine e pela bolsista Fernanda Costa. São diversas iniciativas incubadas e/ou aceleradas cujo objetivo é a redução de desigualdades a partir de ações voltadas à economia solidária, economia criativa, comércio justo e inclusão social em diferentes segmentos do conhecimento.
Vale a pena conferir!

Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ inicia com bate papo sobre reciclagem na Escola Margarida Pardelhas e no Hospital São Vicente


Para iniciar a nossa programação alusiva à Semana da Ciência do CNPQ cujo tema é “Ciência para a redução das desigualdades” a Inatecsocial Unicruz promoveu a Oficina Recicle Hábitos na Escola Margarida Pardelhas e na Sipat do Hospital São Vicente, os primeiros de vários encontros com a comunidade que estão sendo realizados nessa semana.
Além da exibição do vídeo sobre a vida dos catadores, a Assistente Social Tamara Rocha, a catadora Simone Dias e o bolsista Wendel Moura apresentaram os projetos da Inatecsocial e integraram os alunos da Escola Margarida Pardelhas no bate papo sobre destinação correta de materiais recicláveis com uma oficina de reciclagem.
À tarde, a Assessora de Comunicação Mariana Wayhs, a bolsista Fernanda Costa e a catadora Marlete Soares participaram da Sipat do Hospital São Vicente para a realização da oficina Recicle Hábitos.
Agrademos à escola Margarida Pardelhas e ao Hospital São Vicente pela oportunidade de debater a sustentabilidade com a comunidade, mostrando a importância de reciclar hábitos para a geração de trabalho e renda e para preservação ambiental.