
Com o intuito de conquistar todos esses benefícios para a comunidade de Tupanciretã, a Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira entregou uma proposta para implementação da coleta seletiva no município, entregue em mãos ao Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza – Guga, no seu gabinete, no dia 29 de agosto deste ano, com a presença do secretário da SMMA Luiz Afonso Costa, grande apoiador da proposta, e da Sra. Rose da Cruz - presidente da ARTMD - Associação dos Catadores.
A viabilidade da execução do projeto passou por estudo. Dentre as ações previstas estão: coleta domiciliar; ações de conscientização socioambiental em escolas e empresas; contratação e capacitação de equipe de coletores.
Segundo a Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira “a aprovação resultará na geração de trabalho e renda para os catadores e na preservação ambiental, colocando o município em posição de destaque na região.”
Além disso, tendo em vista o convênio firmado entre a Fundação Universidade de Cruz Alta e a Fundação Branco do Brasil, o município também receberá caminhão e equipamentos para prestação dos serviços, caso assine o termo de fomento de ampliação da coleta seletiva.
Na manhã da última quinta-feira (21), o prefeito Carlos Augusto Brum de Souza e o secretário de Meio Ambiente Luis Afonso Costa foram recebidos pelas coordenadoras do Projeto Enedina Teixeira e Isadora Virgolin, pela Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Luísa Pieniz e pela Assistente Social Tamara Rocha na Universidade de Cruz Alta para retomarem às tratativas. Conforme Luis Afonso, "a coleta seletiva plena deve iniciar em janeiro de 2020, e a conquista vai possibilitar o recolhimento diário de resíduos em toda área urbana. "
Vale salientar que, devido à importância social, o projeto Profissão Catador já recebeu variadas premiações: Prêmio FINEP de Inovação 2012 - Tecnologia Social; Prêmio Desenvolvimento e Fortalecimento do município pela ASCAMAJA; Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2013 e em 2015; Prêmio Pioneiras da Ecologia 2015 pela Assembleia Legislativa do RS; Prêmio Sinpro Educação RS 2017 Prêmio Reconhecimento Sustentabilidade do PGQP RS 2018; Reconhecimento de Sustentabilidade pela Câmara de Vereadores de Cruz Alta 2019.