quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ação de conscientização socioambiental da Escola Castelo Branco

As colaboradoras da Inatecsocial Simone Rodrigues, Coordenadora de Base, e Tamara Rocha, Assistente Social, participaram de mais uma ação de conscientização socioambiental na Escola Castelo Branco na última quarta (30).

Os adultos do futuro adoraram a visita do Super Seletivo e demonstraram bastante interesse e conhecimento sobre a reciclagem. 


Reunião para realização da Mateada da Reciclagem em Tupanciretã


Na última terça (29) a Associação de Tupanciretã representada pela Coordenadora Caroline Cruz e a Inatecsocial representada pela Assistente Social Tamara Rocha participaram de uma reunião com a Assessora do Secretário do Meio Ambiente Danuze Sacapin e com o Secretário de Educação Ajunto Bladimir para programação de uma grande Mateada da Reciclagem em Tupanciretã.
Em breve divulgaremos a data e as atrações.

Após, foi realizada uma reunião com os catadores para definições sobre o evento. 

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Atividade de conscientização na escola Maria Bandarra




Membros da Associação de Catadores do Jardim Primavera promoveram uma ação de conscientização na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Bandarra Westphalen na última quinta-feira.

Sendo parte do Projeto EDUCAÇÃO FORMAL ÀS FAMÍLIAS DO PROJETO PROFISSÃO CATADOR: ORGANIZANDO SABERES PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ, a aticidade busca trabalhar a importância do uso dos operadores argumentativos como forma de convencer os ouvintes, para que os catadores inscritos no Projeto Profissão Catdor possam ter mais autonomia e vivência cidadã.

Com a coordenação de Ieda Linck, as mini palestras que movimentaram a rotina dos estudantes, buscaram mostrar a eles e à instituição de ensino a necessidade de separar os materiais recicláveis em casa e na escola, de forma que passem a levar os materiais na associação, e que a escola também se torne um ponto de coleta.

Estagiária Fernanda Costa

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Inatecsocial com novas atividades


As integrantes do projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”, coordenado pela Docente Isadora Virgolin e pela Assistente Social Cirlei Terra, iniciaram mais uma atividade que objetiva a geração de trabalho e renda, agora estão produzindo mudas de plantas medicinais.

Ontem, dia 21, um almoço de confraternização marcou a concretização dessa ideia. O canteiro da Incubadora está repleto de plantinhas que serão comercializadas, bem como as bolsas de banner e sabão ecológico.


sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Inatecsocial em reunião com o Coletivo Ouvido Médio


A Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a Estagiária Fernanda Costa promoveram uma reunião com integrantes do Coletivo Ouvido Médio, Matheus Abreu, Viviana Zorze e Gabriel Franke na última quarta (9) na Inatecsocial. O objetivo do encontro é promover uma parceria para propagação de uma cultura de conscientização socioambiental na nossa comunidade, a partir de mídias alternativas.

Projeto Profissão Catador na Fenatrigo 2017


Na última quarta (9) o Gestor Leonardo Borges e a Assistente Social Lídia Picasso do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, participaram de uma reunião com Airton Becker para iniciar as negociações da participação dos catadores na Fenatrigo.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Bolsistas da INATECSOCIAL apresentam seus estudos no PAP


Na tarde da terça-feira (08), as bolsistas da INATECSOCIAL apresentaram seus trabalhos no PAP - Programa de Acompanhamento de Projetos, evento que ocorreu nos dias 07 e 08 de agosto no Campus da Unicruz. 
Com o auxílio da professora e coordenadora Isadora Virgolin, a acadêmica de Agronomia Valéria de J. Monteiro apresentou seu Projeto PIBEX relacionado à "Coleta Seletiva Solidária na Unicruz". Já a acadêmica de Jornalismo Ariella Guimarães mostrou os resultados referentes ao Projeto "Construindo alternativas solidárias para a Inclusão produtiva de Mulheres" e, ainda, a acadêmica de Direito Ariel Dalcim retratou seu estudo alusivo à "Lei Maria da Penha: um estudo sobre as medidas protetivas de assistência às mulheres". 
Através do parecer da banca avaliadora, o acompanhamento do Projeto terá sua continuação. 
Estagiária Fernanda Costa

Inatecsocial participa de reunião com Rotary Mãe de Deus de Tupanciretã


A Inatecsocial, representada pela Assistente Social Tamara Rocha e pela Coordenadora de Base Caroline da Cruz participou da última reunião do Rotary Mãe de Deus de Tupanciretã, realizada na noite de ontem (08). O objetivo da ação é ampliar a campanha para o descarte consciente de materiais recicláveis, levando em conta que estes geram renda para os catadores do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Na tarde da segunda-feira (07), as mulheres do Projeto "Construindo alternativas solidárias para a Inclusão Produtiva de Mulheres" da INATECSOCIAL, se reuniam para debater sobre cidadania. O tema da ocasião foi a Lei Maria da Penha, que completa 11 anos. Com a coordenação da Assistente Social Cirlei Terra, as integrantes conversaram sobre o que diz a Lei e o que é a violência doméstica.
Após, continuaram na produção dos sabões ecológicos.
No final fizeram um chá para confraternizar, com as ervas medicinais que plantaram na mini horta da Inatecsocial.

Estagiária Fernanda Costa


sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Inatecsocial participa de conscientização socioambiental no Posto Médico de Guarnição de Cruz Alta

As integrantes da equipe técnica da Inatecsocial Mariana Wayhs, Tamara Perine e Marlete Soares ministraram uma oficina de conscientização socioambiental no Posto de Médico de Guarnição de Cruz Alta na última quinta (03), a convite da Major Macleine Frantz Machado e da 2 Ten Graciela Hommerding.

A atividade iniciou com a exibição do audiovisual sobre a vida dos catadores. Em seguida foram apresentadas as ações da Inatecsocial e do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental. Para finalizar, a catadora Marlete promoveu uma atividade prática de separação de materiais e a Major Macleine reforçou a importância do comprometimento dos participantes com o descarte consciente.